Você sabe qual é o papel das distribuidoras de asfalto?

No Brasil, o segmento de pavimentação possui uma estrutura muito mais complexa do que você imagina.

Refinarias, órgãos federais, estaduais e municipais, concessionárias, empreiteiras, fornecedores, transportadores e distribuidores fazem parte de uma rede de produção, distribuição e serviços de pavimentação.

Dentro desta estrutura, as distribuidoras tem papel fundamental. E a GRECA Asfaltos é uma das principais:

Cadeia do CAP - Do refino à pavimentação
Produtos asfálticos – Do refino à pavimentação. Ilustrações: Freepik.

 

Mas o que exatamente significa o termo “Distribuidora”?

No caso específico do asfalto, as operações são regulamentadas pela ANP – Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis, conforme a Resolução ANP Nº 02 de 14/01/2005. Segundo o Artigo 1º da Resolução, “a atividade de distribuição de que trata o caput deste artigo, considerada de utilidade pública, compreende a aquisição, armazenamento, transporte, aditivação, industrialização, misturas, comercialização, controle de qualidade e assistência técnica ao consumidor.”

Ou seja, o ligante asfáltico que é incorporado aos agregados e que resulta no concreto asfáltico aplicado nas vias é comercializado por uma empresa autorizada, denominada Distribuidora.

Ainda dentro do segmento de produtos asfálticos, é importante citar a existência da ABEDA – Associação Brasileira das Empresas Distribuidoras de Asfaltos. Ums entidade sem fins lucrativos que tem como objetivo representar as empresas associadas à ela na organização da cadeira produtiva do asfalto e da pavimentação no Brasil.

E no que diz respeito à atividades de uma Distribuidora, a GRECA Asfaltos cumpre todas as etapas com máxima eficiência e qualidade. Afinal, são mais de 60 anos de história! O Grupo GRECA Asfaltos possui unidades estrategicamente localizadas em diversos Estados, capaz de atender demandas em todas as regiões do país. Nossa infraestrutura de transporte é  composta por uma frota com mais de 110 cavalos mecânicos e 280 carretas (simples e bi-trens). Com isto, nossa capacidade de transporte da GRECA Asfaltos atualmente é de 70.000t/mês e 8.000t de armazenamento em nossas unidades. Além disso, nosso CPD&I é sinônimo de inovação. É lá que saem produtos como o ECOFLEX, CM-Imprimação e participação nos estudos do primeiro ligante vegetal da América Latina.

Se você quer conhecer um pouco mais desta história, acesse www.grecaasfaltos.com.br. Siga a GRECA também no Facebook e Linkedin.

Deixe uma resposta