Aditivo Melhorador de Performance G-BOND

Aditivo Melhorador de Performance G-BOND

O G-BOND é um aditivo que melhora a aderência da película de asfalto sobre a superfície do agregado. Mas você sabe o que são aditivos?

A adesividade entre agregado e ligante asfáltico pode ser comprometida por fatores como a ação da água; que pode interfere na película do ligante e compromete a mistura asfáltica. A adesão entre ligante asfáltico e agregado ocorre por influência de fatores físicos e químicos. A adesividade ideal é caracterizada pelas resistências coesivas e adesivas em relação ao deslocamento das partículas de agregados fixados pelo ligante asfáltico. A efetividade é função das características mineralógicas dos agregados pétreos, assim como das características físico-químicas do ligante asfáltico que compõe a mistura.

“Antes e depois” da aplicação do G-BOND

A incorporação de aditivos melhoradores de adesividade tem o objetivo garantir a qualidade e durabilidade das misturas asfálticas do tipo CAUQ (Concreto Asfáltico Usinado a Quente). Por isso, a GRECA Asfaltos disponibiliza para a engenharia rodoviária o G-Bond, um agente orgânico melhorador de adesividade. Um produto que é resultado de intenso desenvolvimento realizado nos Centros de Pesquisas GRECA Asfaltos.

Características G-BOND

  • É um produto de reação química e compostos orgânicos e tenso ativos de cadeia longa que lhe confere desempenho ímpar mesmo quando utilizado a temperaturas acima das ditas usuais.
  • A estrutura molecular concede ao produto características amigáveis ao meio ambiente, além de uma estabilidade térmica ao longo tempo superior a observada nos produtos congêneres.
  • Fácil miscibilidade em qualquer tipo de asfalto seja este modificado por polímeros ou borracha moída de pneus.
  • O uso em qualquer tipo de ligante asfáltico não altera as características físico-químicas do ligante, ou seja, ao se aditivar qualquer tipo de ligante asfáltico o ligante não sofre alterações.

Como e quando usar?

  • Adicionado no uso de agregados;
  • Problemas de adesividade;
  • Recomenda-se manter a operação de mistura por um período de 10 a 20 minutos.

Seguindo a política de produtos ecológicos, a GRECA Asfaltos comercializa Aditivo Orgânico Melhorador de Adesividade G-Bond em sua forma concentrada em baldes de 18 kg, desta forma poupando recursos naturais envolvidos na fabricação de embalagens.

Leia a matéria completa no informativo Fatos&Asfaltos nº23